segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mais de mil vagas serão ofertadas pelo Sisu no Estado

A partir desta segunda-feira (26), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012. O Rio Grande do Sul ofertará 1.070 vagas e é o 17º colocado no ranking de vagas ofertadas. O Rio de Janeiro é o estado que mais oferecerá vagas pelo Sisu, serão 14.137 vagas.
Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Nenhuma instituição do Distrito Federal aderiu a esta edição do Sisu.
Seleção
Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o Sisu a partir das 0h do dia 7 de janeiro até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
Primeira chamada
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizadas para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Corpos carbonizados são encontrados na ERS-706


Dois corpos foram encontrados carbonizados em um campo no quilômetro 8 da ERS-706, próximo à Estância Santa Maria, no Cerrito, por volta das 20h20min de quinta-feira (22). A Polícia Civil trabalha com a hipótese de execução, já que uma das vítimas estava com as mãos amarradas.
Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), as vítimas eram do sexo masculino. Uma delas teria idade entre 17 e 20 anos e a outra entre 25 e 30 anos. As queimaduras estavam concentradas na área da cintura e nas genitálias dos corpos.
A Brigada Militar (BM) foi acionada e o Instituto Geral de Perícias (IGP) recolheu os corpos. O próximo passo será tentar identificar as vítimas para que as possíveis causas dos crimes sejam reveladas. A Polícia Civil do Cerrito investigará o caso.

Diário Popular


sábado, 17 de dezembro de 2011

Hoje é dia de Solidariedade


Neste sábado (17) a partir das 16h a comissão organizadora do 5º Luau Beneficente de Morro Redondo, realizará uma carreata pelos principais pontos da cidade para arrecadar roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis.
O objetivo é começar a arrecadação antes mesmo do evento que acontece na próxima sexta-feira (23) na Praça 12 de Maio, já que muitas pessoas estão em período de limpezas de fim de ano em seus lares, e querem colaborar com a causa.
Então aproveite a oportunidade para fazer uma grande ação neste fim de ano. Nossa cidade tanto na zona urbana quanto rural possui várias pessoas passando por inúmeras dificuldades. A comissão está fazendo a sua parte. E você vai fazer a sua?
Quem passa frio, fome e se sente triste por não ter um simples brinquedinho com certeza agradece!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Jaguarão: Tri-campeão da Taça Zona Sul de Futsal

Jaguarão/Posto Panamericano – 04 x 04 -  Canguçu/Multisul Distribuidora

JAGUARÃO:
Jogou com Junior, Rafael Almeida, Rafinha, Mincho e Leandrinho entraram Nelso e Rodrigo Lobo.
TÉCNICO: Cristiano Botelho (Tano)
GOLS: Mincho, Rafael Almeida, Nelso e Rodrigo Lobo com 01 gol cada.
CARTÃO AMARELO: Nelson e Mincho.
CARTÃO VERMELHO: Não ocorreu.
CANGUÇU:
Jogou com Oberdan, Jaquinha, Zuca, Rodrigo Müller e Deco entraram Marcelinho, Adriel, Bebé, Fábio Alemão, Bebézinho e Lucas.
TÉCNICO: Marcelo de Oliveira
GOLS: Deco 02 gols, Bebézinho e Rodrigo Müller com 01 gol cada.
CARTÃO AMARELO: Marcelinho, Deco e Bebé.
CARTÃO VERMELHO: Marcelinho.
ARBITRAGEM:
Sandro Brechane e Daniel Pereira
Anotadora: Camila Bauer e o Cronometrista: Wendel Souza
RENDA:
Pagantes: 1.584
Não pagantes: 254
Total de público: 1.838
Premiação da 14ª Taça Zona Sul de Seleções de Futsal
Campeã: Seleção de Jaguarão/Posto Panamericano.
Vice-campeã: Seleção de Canguçu/Multisul Distribuidora.
3ª Colocada: Seleção de Camaquã.
4ª Colocada: Seleção de Arroio Grande.
Goleiro Menos Vazado: Oberdan Peter de Canguçu.
Goleador: Raphael Mathias, o Rafinha de Jaguarão com 40 gols.
Melhor Dirigente: Ivo Joubert da Costa de Santa Vitória do Palmar.
Melhor Técnico: Cristiano Botelho, o Tano de Jaguarão.
Troféu Disciplina: Seleção de Camaquã.
Troféu Melhor Torcida: Jaguarão.
REALIZAÇÃO:
RBS TV e CONSELHO ARBITRAL
COORDENAÇÃO:
BOANOVA EVENTOS
ARBITRAGEM:
BRECHANE SPORTS
ARBITRAGEM ESPORTIVA
PATROCÍNIO:
FARINHA TORDILHO: Faz de tudo melhor e DAISUL: Muito Mais do que carros.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estiagem é discutida pela Emater e Defesa Civil


A estiagem, que já começa a afetar algumas regiões do Estado, foi o tema da reunião entre o gerente regional e o gerente adjunto da Regional de Bagé da Emater/RS-Ascar, Erone Londero e Luis Fernando Fabricio, com o coordenador regional da Defesa Civil, Max Geraldo Meinke, nesta segunda-feira (12). Durante o encontro, em Bagé, os servidores estaduais conversaram sobre o nivelamento e uniformização dos laudos, com informações sobre o âmbito rural produzidos pela Emater/RS-Ascar nos municípios da região.
Londero explicou que estes relatórios apresentam os índices de perdas nas lavouras e criações, e servem como embasamento para decisões como o decreto de situação de emergência de um município.
Perspectivas
Apesar de já se constatar redução de peso de animais e menor produção de leite em alguns municípios, ainda é impossível quantificar estes dados em porcentagens. "Há perspectiva de poucas chuvas para os próximos meses, mas a situação ainda está razoável", afirmou Londero.
Novas reuniões
Com o objetivo de possibilitar um espaço para a Defesa Civil na discussão sobre estiagem no meio rural, a entidade participará de duas reuniões da Emater/RS-Ascar, no dia 20 de dezembro, em Bagé; e a 21 de dezembro em Santana do Livramento.
O escritório regional da Emater/RS-Ascar em Bagé abrange ainda os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Rosário do Sul, Quaraí, Alegrete, Manoel Viana, Uruguaiana e Barra do Quaraí.
Situação de Emergência
De acordo com a lei 12.340, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, o Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, quando estas situações forem reconhecidas pelo Governo Federal. Conforme a legislação, o reconhecimento previsto dar-se-á mediante requerimento do Poder Executivo do Estado, do Distrito Federal ou do município afetado.

Diário Popular

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Renegociação de dívidas do Procred é aprovada por unanimidade




A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (6), o Projeto de Lei 226/2011, do Poder Executivo, que autoriza mutuários a renegociarem suas dívidas com o Fundo do Programa de Crédito Educativo (Procred). A proposição, que recebeu 48 votos favoráveis, havia sido enviada em regime de urgência e trancava a pauta.
O projeto recebeu uma emenda, de autoria da deputada Miriam Marroni (PT), estabelecendo o valor de R$ 100,00 como parcela mínima e limitando em 30% da renda do mutuário o comprometimento com a parcelamento mensal. A emenda ainda possibilita ao mutuário que ficar desempregado, durante o período da renegociação, uma carência de seis meses e reduz em 50% o valor do débito se o montante for pago à vista.
Manifestaram-se durante a votação os deputados Lucas Redecker (PSDB), Zilá Breitenbach(PSDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Giovani Feltes (PMDB) Marisa Formolo (PT), Silvana Covatti (PP), Jorge Pozzobom (PSDB), João Fischer (PP), Gilmar Sossella (PDT) e Gilberto Capoani (PMDB).

Assembleia Legislativa do Estado

Texto que regulamenta Emenda 29 é aprovado e vai à sanção presidencial


O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (7), a proposta que regulamenta as aplicações mínimas do governo federal, dos estados e municípios na saúde, como determina a Emenda 29. De acordo com o texto aprovado e que vai à sanção presidencial, a União destinará à saúde o valor aplicado no ano anterior acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores ao que se referir a lei orçamentária. A substitutivo da Câmara dos Deputados ao PLS 121/07 - Complementar regulamenta a Emenda Constitucional 29/2000 e foi um dos grandes embates, neste ano, entre a base do governo e a oposição.
Na prática, em 2012, a União aplicará o empenhado em 2011 mais a variação do PIB de 2010 para 2011, somando cerca de R$ 86 bilhões. A medida equivale ao que já é feito atualmente no governo federal. Os estados, por outro lado, serão obrigados a destinar 12% das suas receitas na saúde, e os municípios, 15%. O Distrito Federal deverá aplicar 12% ou 15%, conforme a receita seja originária de um imposto de base estadual ou municipal. 
Agência Senado 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Festa do pêssego e do frango atrai recorde de público



Nos dias 3 e 4 de dezembro Morro Redondo foi palco da 2º Festa do Pêssego e do Frango que teve sua primeira edição no ano de 2004 com o objetivo de promover as principais economias da cidade: pêssego e frango.
Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a programação do evento desde sexta-feira (02) quando foram abertas oficialmente as festividades juntamente com a abertura da colheita do pêssego de 2011.
Durante todo o fim de semana música, gastronomia e a cultura local estiveram em evidência para a comunidade de Morro Redondo e também para os visitantes que compareceram em grande número ao município.
No almoço de domingo (4) promovido pelo CTG Cancela Grande mais de 800 pessoas degustaram a iguaria feita à base de frango que chamou a atenção por sua deliciosa composição. Além das invernadas artísticas que também deram um show a parte mostrando um pouco da tradição gaúcha de Morro Redondo, ainda ocorreram apresentações dos grupos de canto e dança das escolas do município, apresentação de taekwondo e dança do ventre.
Encerrando as festividades a gurizada do Grupo 100 Fronteira agitou a galera que ainda teve energia para balançar com os meninos de Tchê Garotos que inovaram o tchê music.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Município sedia a abertura da colheita regional do Pêssego



A abertura oficial da colheita regional do pêssego aconteceu nesta sexta-feira (2) na propriedade do senhor Edemar Flugel, localizada na colônia Colorado em Morro Redondo.
Durante o evento estiveram presentes as principais autoridades de Morro Redondo e Região, como também os deputados estaduais Pedro Pereira (PSDB) e Miriam Marroni (PT) e os deputados federais Afonso Hamm (PP) e Fernando Marroni (PT). Também prestigou a cerimônia o representante do governo do Estado Joé Batista.
De acordo com o presidente da Emater Lino de David a tendência é de que está safra seja muito boa para os produtores. “Com a rearticulação e com as novas tecnologias de monitoramento a colheita deve ser muito produtiva para todos que estão envolvidos neste trabalho”, falou Lino.
Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Pêssego, Dari Bosembecker, a forma como todo o processo para que a safra do pêssego este ano ocorresse da melhor forma possível deve ser destacada e parabenizada. “Em nome de todos os produtores rurais, só tenho a agradecer a Emater e a Embrapa pelo apoio na busca por soluções aos problemas que teríamos que enfrentar com a mosca, e o resultado está aqui, uma bela colheita”, afirmou. Bosembecker aproveitou a oportunidade para entregar uma carta com algumas reivindicações dos produtores ao deputado federal Afonso Hamm (PP).
Em 2011 além dos bons lucros que o pêssego tende a trazer outro fator importante foi destacado pelo presidente do Sindicato Indústria Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas Paulo Afonso Crochemore. “Esta safra nos trouxe um significado especial da cadeia produtiva do pêssego, pois a região vive o seu melhor momento no que diz respeito a união, fator que foi construído e que estava perdido a muito tempo, disse Crochemore.
Já para o prefeito municipal de Morro Redondo, os produtores estão de parabéns e merecem cada vez mais o apoio e o incentivo de todos aqueles que defendem a expansão da fruta através da sua comercialização. “Gostaria de parabenizar a todos e dizer que assim, damos início a abertura oficial da colheita do pêssego, e estou muito feliz por este ato acontecer aqui em nosso município em comemoração a nossa 2º Festa do Pêssego e do Frango”, comentou o prefeito do Democratas.
Segundo os dados da Emater Regional a produção da fruta que envolve a região está em torno de 6,7 mil hectares e uma produção estimada superior a 54 mil toneladas, envolvendo 1.368 produtores.
O agricultor Edemar Flügel, possui 30 hectares de pêssegos, com cerca de 24 mil pés. A família planta também dois hectares de maçã, dois de abóbora e possui 12 hectares de preservação. A mão de obra familiar conta com o trabalho da esposa e um casal de filhos. Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Edgar Nörenberg, a produção de pêssego tem grande importância econômica, histórica, cultural e social na Região Sul do Estado. Na região, concentra-se um importante parque fabril, que gera 2.500 empregos diretos, além da grande ocupação de mão de obra diretamente na produção.
A Abertura da Colheita do Pêssego Safra 2011 na Região de Pelotas teve o apoio da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Embrapa Clima Temperado, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Azonasul, prefeituras de Cerrito, Canguçu, Pelotas e Arroio do Padre e sindicatos de Trabalhadores Rurais.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Azonasul se reúne em Morro Redondo



Durante todo o dia de hoje as principais autoridades da zona sul do Estado estão reunidas em Morro Redondo, local escolhido este ano para sediar a abertura oficial da colheita do pêssego da metade sul.
Pela manhã o Centro de Eventos do município recebeu os prefeitos da zona sul, assim como os deputados estaduais Pedro Pereira (PSDB), Miriam Marroni (PT), e os deputados federais Afonso Hamm (PP) e Fernando Marroni (PT).
Ao longo da reunião foram debatidos assuntos voltados a região sul no que diz respeito a emendas, projetos e potencialidades do município, onde o pêssego esteve em evidência durante boa parte da reunião.
Ao meio dia as autoridades almoçam na sede do Sindicato dos Municipários de Morro Redondo e em seguida partem para a propriedade do senhor Edemar Flügel na localidade do Colorado, onde será realizada oficialmente a abertura da safra do pêssego de Morro Redondo e Região.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Senado aprova em primeiro turno PEC que exige diploma à jornalista

A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em sessão nesta quarta-feira (30). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 foi aprovada em primeiro turno com 65 votos sim e sete votos não. Ainda será preciso aprovar o projeto em segundo turno. A matéria segue na ordem do dia do Plenário até que um novo acordo entre lideranças partidárias permita sua votação.
A PEC 33/2009, de iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), inclui no texto constitucional o artigo 220-A para estabelecer que o exercício da profissão de jornalista seja "privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação". A proposta prevê, no entanto, a possibilidade de atuação da figura do colaborador, sem vínculo empregatício com as empresas, para os não graduados, e também daqueles que conseguiram o registro profissional sem possuir diploma, antes da edição da lei.
A medida tenta neutralizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para jornalistas. Os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação. A exigência do diploma, de acordo com esse ponto de vista, seria um resquício da ditadura militar, criada somente para afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham ao regime.
Relator da matéria no Senado, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) argumentou que o projeto resgata a dignidade profissional dos jornalistas, ao fixar na própria Constituição que a atividade será privativa de portadores de diploma de curso superior. Além disso, por se tratar de uma profissão que desempenha função social, o jornalismo precisa de formação teórica, cultural e técnica adequada, além de amplo conhecimento da realidade.  
Liberdade de expressão
- A exigência do diploma de jornalismo não criará nenhum embaraço para a liberdade de expressão ou do pensamento. Sinceramente, o que cria esse embaraço é o monopólio exercido na mídia brasileira. É outra coisa que o Congresso tem obrigação de examinar. Tem matéria sobre monopólio de uso da mídia Eu quero ver a opinião de senadores sobre o monopólio da comunicação. Não tem nada a ver com a profissão de jornalista - argumentou Inácio Arruda, ao rebater as críticas de senadores contrários ao projeto de que a exigência do diploma feria a liberdade de expressão.
Um desses críticos foi o senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo ele, a PEC impede a "total liberdade da expressão" da sociedade. O senador também criticou os cursos de jornalismo, que estariam formando "analfabetos funcionais" profissionais que não conhecem a Língua Portuguesa nem cumprem as regras básicas do jornalismo, como apurar bem uma notícia.- Eles não aprendem na universidade aquilo que, nós, outros jornalistas, que não tivemos de passar por esses bancos universitários para exerceremos livremente a nossa profissão, aprendemos no dia a dia e na labuta das redações - afirmou o senador. 
Inconstitucional
Outro argumento contrário foi de que o projeto seria inconstitucional, uma vez que o Supremo Tribunal Federal já se posicionou pela não necessidade do diploma para a profissão. Para o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), a expectativa dos detentores de diploma de jornalismo de, por meio de Emenda Constitucional, mudar a decisão do Supremo será frustrada.
- O Supremo Tribunal Federal, há mais de uma década, vem dizendo que emendas à Constituição também podem ser declaradas inconstitucionais. E o Supremo, obviamente, vai considerar inconstitucional esta matéria. Porque o que o tribunal decidiu, em relação a profissões, é que tem que ser preservado o direito fundamental de exercer a profissão, de exercê-la livremente, de ter direito à manifestação. Foi isso que decidiu o Supremo e é isso que vai decidir o Supremo de novo - enfatizou.
A aprovação da PEC 33/2009 vem sendo reivindicada por entidades representativas dos jornalistas, que chegaram a entregar aos parlamentares abaixo-assinado favorável à proposta. Na Câmara, também tramita matéria (PEC 386/2009) de mesmo teor, apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Em campanha pela aprovação do projeto, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) classificou a decisão do STF como "obscurantista".
Agência Senado