sábado, 23 de março de 2013

Fiscalização da Brigada Militar é feita na noite dessa sexta

A Brigada Militar (BM) de Morro Redondo, realizou na noite de sexta-feira (22) uma fiscalização em veículos que passavam pela na Avenida Jacarandá, nas proximidades da rodoviária.

Confira os números das abordagens:
Sem CNH - seis pessoas
Sem documentação - uma pessoa
Outras infrações - sete pessoas

De acordo com o comandante da BM, Marcos Zanetti foram fiscalizados no total quatro caminhões, 18 motos e 28 carros. Os testes de bafômetro deram todos negativos.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água: aumento da demanda e contaminação preocupam



A disputa pela água exige atenção cada vez maior. Em 40 anos, a demanda deve crescer mais de 50%. Enquanto isso, os recursos hídricos do planeta estão sendo contaminados. É o que, neste Dia Mundial da Água, 22 de março, lembram o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a gestão da água e Carlos Eduardo Morelli Tucci, referência mundial no assunto.
A data foi estipulada por recomendação da ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92. Desde então, define-se um tema anual com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Neste ano, a temática é a “Cooperação pela Água”.
O tema não representa apenas este dia. A ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A intenção é conscientizar a população mundial a respeito dos desafios do gerenciamento da água do planeta e da necessidade de um esforço global para enfrentar o problema. A má utilização da água no mundo é, justamente, um dos pontos básicos da 4ª edição do relatório da ONU sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos. O texto, que ainda aponta questões como pressões do clima, crescimento demográfico e aumento da demanda por energia e alimentos, foi apresentado na abertura do 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, no ano passado.
De acordo com o relatório, a demanda mundial por água vai crescer cerca de 55% até 2050. Enquanto isso, o crescimento demográfico nos próximos 40 anos está estimado em dois a três bilhões de pessoas. Tucci, doutor em Recursos Hídricos pela Colorado State University e professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica o problema. “Existem dois riscos: o risco de escassez por aumento da demanda (maior quantidade de usuários e demanda) e da escassez de qualidade devido à contaminação da água disponível”.
Conforme o professor, a demanda cresce não apenas devido ao aumento da população, mas também por causa de mudança de hábitos, incremento da renda e outros fatores. “Não é a água que pode faltar, mas o aumento de demanda que faz com que a mesma quantidade seja disputada por um maior número de usuários, além da redução da disponibilidade pela contaminação”, explica o professor.
Foto: Google


Valor
O Dia Mundial da Água busca prevenir esse cenário estimado para 2025. Apesar de iniciativas e campanhas como essa, a água ainda é pouco valorizada pela sociedade. Para Tucci, a população está acostumada a pagar pouco e a desperdiçá-la, sem se importar em ver um rio ou riacho contaminado. No Brasil, menos de 40% do esgoto é tratado. “Como qualquer produto, a água somente será valorizada quando, nesta região específica do usuário, ocorrer falta de água ou ela estiver contaminada. Por isso, o preço deve ser ajustado a uma gestão racional, já que não existe órgão mais sensível do que o bolso”, sentencia.

Fonte: Terra Notícias

quinta-feira, 21 de março de 2013

Rede estadual não terá férias durante Copa do Mundo de 2014

As aulas da rede estadual de ensino não serão interrompidas, com concessão de férias aos estudantes, durante a realização do Mundial de Futebol, entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a prioridade na rede estadual será o cumprimento dos 200 dias letivos, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Nos dias de jogos do Brasil, conforme o secretário, as escolas poderão instalar telões em suas dependências, reduzir o horário ou suspender as aulas. A decisão sobre qual medida será adotada ainda será tomada. "A LDB não pode ser sobreposta pela Lei Geral da Copa, e a interrupção das aulas durante 30 dias poderia se refletir em descontinuidade do aprendizado, prejudicando estudantes", resume Azevedo. O calendário escolar de 2014 será definido no decorrer do segundo semestre.
Parecer
A liberação de aulas durante a Copa do Mundo está expressa no parecer nº 21/2012 do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União em 15 de março. A homologação especifica que o artigo 64 da Lei Geral da Copa (nº 12.663/2012) não se aplica em detrimento do art. 23, § 2º da LDB, porque "não o revogou e nem é norma específica do processo educacional brasileiro".
No texto, o Ministério da Educação recomenda "eventuais ajustes nos calendários escolares em locais que sediarem jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, em conformidade com a Lei nº 12.663 de 2012". O parecer recomenda que as escolas decidam se vão ajustar ou não o período de férias escolares com a duração da Copa do Mundo em 2014. Até então, a Lei Geral da Copa determinava que não houvesse aulas durante a Copa do Mundo.
Fonte: Diário Popular

segunda-feira, 18 de março de 2013

Independente leva a melhor no clássico da cidade


Mesmo com todo o frio na tarde de ontem um bom público prestigiou o grande clássico do futebol colonial entre as duas principais equipes da cidade, Independente e Índio.
Confira como foi a 3° rodada da ACP:


No estádio da Ponte do Retiro - 3º distrito:
Reservas: Retiro 1 X 2 Centenário
Veteranos: Retiro 0 X 3 Centenário
Titulares: Retiro 2 X 1 Centenário
No estádio da Figueira - Boa Vista - 2º distrito:
Reservas: Santa Irene 1 X 1 São José
Veteranos: Santa Irene 3 X 0 São José
Titulares: Santa Irene 0 X 4 São José
No estádio Paulo Weisshann - Morro Redondo:
Reservas: Independente 5 X 2 Índio
Veteranos: Independente 1 X 3 Índio
Titulares: Independente 2 X 0 Índio
Folgou: Santa Silvana

domingo, 17 de março de 2013

Todos os caminhos levam ao Estádio Paulo Weisshann



Domingo de clássicos pelo Campeonato Colonial de Pelotas. 
Foto: Letícia Santos

Confira os jogos da 3° rodada neste domingo, 17 de março.

Independente x Índio (Estádio do Independente)
No estádio da Figueira - Boa Vista: Santa Irene X São José
No estádio da Ponte do Retiro: Retiro X Centenário

quinta-feira, 14 de março de 2013

Atenção integrantes das invernadas do CTG Cancela Grande




Os responsáveis pelas invernadas artísticas do CTG convidam para reunião no dia 27 de março (quarta-feira) no Centro de Eventos:
19h - categoria Mini-Mirim
20h - categoria Mirim
21h - categorias Juvenil e Adulta.
A reunião é para os integrantes e seus responsáveis. O responsável que não puder comparecer deve mandar um representante em seu lugar. Pilchas para serem ajustadas devem ser levadas no dia da reunião.
Lembrando que este encontro é de grande importância para o começo das atividades 2013 das invernadas do Cancela Grande.

Contamos com a presença da Gauchada!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam: Novo Papa é argentino

Foto: Divulgação

O novo Papa é argentino e vai se chamar Francisco. Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires foi eleito na quinta votação pelos cardeais por volta das 19h05min em Roma na Itália (15h05min no Brasil) como novo Papa da Igreja Católica.
O anúncio foi feito quase uma hora depois, pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, de 69 anos na Praça São Pedro para uma multidão de fiéis que aguardavam ansiosamente pelo anúncio oficial.
Com muitos desafios pela frente, um deles o de manter os valores cristãos da igreja em sintonia com o mundo moderno, o novo pontífice apareceu para os fiéis na sacada da varanda da Basílica e levou milhares de pessoas do mundo inteiro as lágrimas.

Ocorrências policiais da Brigada Militar neste mês

Na última quarta-feira (06) às 12h, a Brigada Militar recebeu uma solicitação para comparecer na Avenida Jacarandá, onde ocorreu um acidente de trânsito. Ao chegar no local a vítima C.M.G. que pilotava a motocicleta placa 7927 já havia sido socorrida pela ambulância e encaminhada a cidade de Rio Grande com uma uma lesão no braço esquerdo. O condutor E. C. S do automóvel Kadett placas 3161 estava no local e prestou declaração junto ao Termo Circunstanciado com audiência a ser marcada junto ao Juizado especial Criminal da Comarca de Pelotas. Os veículos foram liberados por estarem regulares.
Já na sexta-feira (7) às 19h30min a Brigada Militar depois de um telefonema, foi solicitada a comparecer na localidade de Estrada da Costa, onde M. L. A. L. fora furtada por uma pessoa que esteve em sua residência com uma camionete branca tendo se oferecido para benzer a residência e seu dinheiro, devolvendo somente uma parte do dinheiro enrolado em uma blusa, no qual a dona deu falta após a sua saída.  
Na segunda-feira (11) por volta das 00h30min a guarnição localizou uma motocicleta da marca DAFRA com chassi recortado abandonado as margens VRS 802, sendo entregue na Delegacia local e efetuado o registro de ocorrência para apuração delituosa.

terça-feira, 12 de março de 2013

Confira os dias da coleta dos resíduos na zona rural de Morro Redondo

Foto: Google


DATA
LOCALIDADES
03 de Abril de 2013
São Domingos, Cachoeira, Rincão da Caneleira e RS 302
05 de Abril de 2013
Santa Bernardina, Campestre, Santo Amor e Passo do Valdez
10 de Abril de 2013
São Pedro, Corredor das Figuerinhas, Capela da Buena e Afonso Pena
12 de Abril de 2013
Passo do Vieira, Cerro da Buena, Estrada da Costa
17 de Abril de 2013
Colorado e Reserva


SEPARE OS RESÍDUOS:
  • Plásticos: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado;
  • Metal: latas de alumínio, latas de aço, tampas, tubos em pasta,cobre,alumínio;
  • Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagem de papel.

Para o correto armazenamento dos materiais, eles devem passar por uma breve lavagem, para a retirada de restos de comida, gordura e outros contaminantes.

Acondicione em sacos e coloque na beira da estrada na noite anterior a coleta.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Resultados da 2° rodada da ACP

Confira os resultados:


No estádio das Acácias em Morro Redondo:
Reservas: Índio 0 X 0 Retiro
Veteranos: Índio 3 X 1 Retiro
Titulares: Índio 1 X 1 Retiro

No estádio Albino Alberto Saalfeld - Ponte Cordeiro de Farias:

Reservas: Centenário 7 X 0 Santa Silvana
Veteranos: Centenário 5 X 2 Santa Silvana
Titulares: Centenário 2 X 3 Santa Silvana

No estádio do Rincão da Caneleira:

Reservas: São José 1 X 4 Independente
Veteranos: São José 2 X 1 Independente
Titulares: São José 1 X 0 Independente
Folgou na rodada: Santa Irene


Informações: Blog da ACP

sábado, 9 de março de 2013

Abertura da Copa Extremo Sul de Motociclismo acontece em Morro Redondo


Neste domingo a partir das 11h na pista do Gilvan, localizada no Passo do Valdez, começa a 1ª Etapa da Copa Extremo Sul de Motociclismo promovida pela Associação Riograndina de Motociclismo (ARM).
A grande novidade nesta competição é o modelo de bateria da prova, o mesmo usado pelos pilotos em competições mundiais.
Os primeiros dez colocados recebem troféu. Informações podem ser obtidas pelos telefones: 32248088 ou 84543836.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ferramenta permite calcular se o desconto na conta de luz está sendo aplicado


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) está disponibilizando uma ferramenta que permite que os consumidores verifiquem se os descontos anunciados pelo governo na conta de luz estão sendo aplicados corretamente. Em janeiro deste ano, o governo federal anunciou uma redução na conta de luz dos brasileiros, em média de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.
O cálculo pode ser feito no site. Para saber o percentual de redução, basta selecionar o estado e a distribuidora, o nível de tensão e o tipo de tarifa (residencial, baixa renda, rural). Também é preciso informar o consumo da unidade em quilowatts-hora. A ferramenta calcula automaticamente qual o percentual de desconto que foi aplicado, o valor atual da tarifa e quanto sairia sem a redução. Também informa o valor e o percentual dos impostos incididos na conta.
“Com muita luta, conseguimos baixar o preço da conta de luz para todos os brasileiros. Agora, precisamos conferir se o desconto está vindo correto”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em propaganda da entidade. Há dois anos, a Fiesp e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) lançaram a campanha Energia a Preço Justo, pedindo a redução do preço da energia elétrica no país.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 7 de março de 2013

Prefeitura divulga edital para contratações temporárias


A Prefeitura Municipal de Morro Redondo abriu hoje as inscrições para a contratação temporária de seis vagas por prazo determinado para o desempenho das seguintes funções: Motorista, Professor (Séries Finais) junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Motorista, Servente, junto a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Operário junto a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Trânsito.
As inscrições vão até o dia 13 de março. A documentação necessária que deve ser entregue na Prefeitura, assim como as informações completas você pode conferir no edital clicando aqui.

Primeiras turmas dos cursos Pronatec são formadas no Município


Foto: Equipe/Cras

Na noite desta quarta-feira (06/03), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Morro Redondo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) entregou os certificados de conclusão dos cursos de Mecânico Industrial e Pedreiro aos seus participantes aprovados.
Os cursos profissionalizantes que foram oferecidos gratuitamente para a população e que formaram as primeiras turmas, aconteceu nas dependências do Cras, e contou com a colaboração do Senai para que as aulas fossem ministradas.
Para a coordenadora do Cras Giovani Pedrotti, os cursos melhoram a qualidade do currículo destas pessoas, proporcionando uma oportunidade de ingressar no mercado. “Desta forma eles podem subsidiar suas famílias com seu próprio sustento podendo vir a se desvincular de programas e fazendo com que os mesmos tenham a sua autoestima elevada por passar a ser um profissional autônomo”, falou.
A entrega dos certificados aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do Coordenador de Educação e Tecnologia do Senai, Danilo dos Santos Leite.

quarta-feira, 6 de março de 2013

terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeitura firma convênio com a Juriti


Créditos/Foto: Letícia Santos - MRonline


Na tarde desta terça-feira (05) a Prefeitura Municipal, através do prefeito Rui Brizolara (DEM) assinou em parceria com a Juriti Microfinanças e o Banrisul o convênio para a implantação do Programa Gaúcho de Microcrédito que irá proporcionar aos moradores de Morro Redondo a disponibilidade de um recurso financeiro para quem tem qualquer vínculo com a geração de renda.
O Programa Gaúcho de Microcrédito é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como objetivo oferecer um financiamento simples e rápido para todos que possuem pequenos negócios, desde que não estejam no SPC/Serasa.
De acordo com o coordenador de operações da Juriti Rodrigo Souza, o programa oferece crédito de até R$ 15 mil com taxas de juros de 8% ao ano. O empréstimo pode ser liberado em até 24h com base em um levantamento sócio-econômico que é realizado.
Nos próximos dias a Juriti irá treinar um funcionário da Prefeitura para realizar os primeiros cadastramentos dos interessados em utilizar o crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3224-0120.

segunda-feira, 4 de março de 2013

1° rodada da ACP agita o domingo


Começou neste domingo (3), a 46° edição do Campeonato Colonial de Pelotas, realizado pela Associação Colonial de Pelotas (ACP).
Com sete clubes participando da competição, dividida em três categorias, os primeiros confrontos foram de belos jogos e muitos gols balançando a rede nos estádios da colônia.
Confira:
No estádio da Ponte do Retiro - 3º distrito:
Reservas: Retiro 4 X 0 São José
Veteranos: Retiro 3 X 5 São José
Titulares: Retiro 4 X 2 São José

No estádio da Baixada Florestal - Santa Silva - 6º distrito:
Reservas: Santa Silvana 0 X 2 Índio
Veteranos: Santa silvana 0 X 3 Índio
Titulares: Santa Silvana 0 X 0 Índio

No estádio Paulo Weisshann - Morro Redondo:
Reservas: Independente 2 X 0 Santa Irene
Veteranos: Independente 2 X 3 Santa Irene
Titulares: Independente 1 X 1 Santa Irene

Folgou: Centenário.